Um tema crucial para os produtores e consumidores de etanol no Brasil foi destaque da 16ª edição do CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference, realizado em Nova York no dia 04 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, o painel sobre mobilidade sustentável abordando a evolução da mobilidade veicular foi moderado pelo presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos Filho.
“A expansão da eletrificação e o potencial para veículos híbridos usando combustíveis líquidos dominou a discussão, que está evoluindo de formas diferentes em diferentes mercados do mundo,” detalha Campos, apontando para o que vem ocorrendo nos Estados Unidos como exemplo.
“Lá, a eletrificação da frota virou questão geopolítica, pois os americanos vêem nesse processo a oportunidade de reindustrializarem o setor automotivo, reduzindo a dependência da China, ganhando maior controle da cadeia de fornecimento e gerando empregos domésticos de qualidade”, explica o executivo.
A boa notícia para o Brasil é que a tecnologia híbrida terá espaço no mercado americano, podendo dar escala a projetos pelo mundo. “Isso cria a oportunidade para a produção no Brasil de veículos híbridos com motorização flex”, conclui Campos.
O painel moderado por Campos teve como palestrante o ex-presidente da Volkswagen para o Brasil e a América Latina, Pablo Di Si, hoje comandando a presença da empresa na América do Norte.