CanaOnline
O presidente da SIAMIG e do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Mário Campos, participou como moderador, pelo segundo ano consecutivo, no painel sobre Mobilidade Sustentável, que teve como palestrante o CEO da Volkswagen na América do Norte, Pablo Di Si, desta quinta-feira (04/05), durante a 16ª CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference, nos Estados Unidos.
O tema da palestra do CEO da Volkswagen foi a “Expansão da eletrificação e o potencial para híbridos usando combustíveis líquidos limpos”.
Para Mário, o tema é fundamental para o Brasil, um país cuja produção de etanol é muito forte. Além de destacar o papel da energia verde na redução da pegada de carbono.
“Nos Estados Unidos, a questão da eletrificação da frota virou uma questão geopolítica, uma oportunidade para os americanos reindustrializarem o setor, reduzirem a dependência chinesa, terem mais controle da cadeia de fornecimento e gerarem empregos de qualidade em solo americano.”
Mário salientou, ainda, que a descarbonização é importante, mas a questão geopolítica está ultrapassando a temática ambiental neste caso. E pergunta qual o impacto que tais ações terão para o setor.
O presidente da SIAMIG também disse que a primeira boa notícia é o espaço que a tecnologia híbrida terá no mercado americano, podendo dar escala a projetos pelo mundo.
“Oportunidade para o híbrido flex no Brasil. Essa grande transformação nos EUA está ocorrendo a partir da aprovação de uma política pública, o IRA (Inflation Reduction Act) em 2022. A mobilidade brasileira de baixo carbono é uma meta alcançável e exige esforços significativos em várias frentes, é preciso incentivar o uso de biocombustíveis, e ressaltar o quão importante é o seu uso para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas”, destacou Campos.
O evento
O CITI ISO DATAGRO é reconhecido como o evento técnico oficial do New York Sugar Dinner, a conferência, realizada pela DATAGRO em conjunto com a Organização Internacional do Açúcar (ISO) e o CITI, reúne autoridades, produtores, líderes empresariais e traders de mais de oito países.
Durante a conferência, também foram divulgadas as expectativas para a safra 2023/24 no Centro Sul do Brasil. Segundo a DATAGRO, a safra 23/24 de cana no CS, é projetada em 598,50 milhões de toneladas, o que representaria uma alta de 9,2% ante a temporada 2022/23 – mix açucareiro de 48,2%.
Em relação à produção de açúcar, projeta-se 38,30 mi de t para a região, que, caso se confirme, significaria crescimento de 13,6% ante o ciclo anterior.
A produção de etanol é estimada em 30,71 bilhões de litros (incluindo o biocombustível produzido com milho), aumento de 6,2% ante 2022/23 – 11,70 bi de litros de anidro (-4,8%) e 19,01 bi de litros de hidratado (+14,4%).