Deputados discutem incentivo ao
consumo de etanol e demandas da
indústria sucroenergética

Blog João Carlos do Amaral (por Siamig)

Ontem, (02/08), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma reunião para discutir a situação do setor sucroenergético. A reunião, que aconteceu no Plenarinho II, contou com a participação dos seguintes deputados: Dep. Gil Pereira (PSD) como presidente da comissão, Dep. Bim da Ambulância (AVANTE) como vice-presidente, Dep. Adriano Alvarenga (PP), Dep. Ricardo Campos (PT), Dep. Antonio Carlos Arantes (PL), Dep. Duarte Bechir (PSD), Dep. Noraldino Júnior (PSC), Dep. Raul Belém (CIDADANIA) e Dep. Maria Clara Marra (PSDB).

Durante a reunião, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas (Siamig), Mário Campos, apresentou o panorama da produção de cana, açúcar e etanol, bem como as principais demandas do setor produtivo. Um dos destaques da discussão foi o Projeto de Lei 1159/2023, apresentado e protocolado pelo deputado Raul Belém (CIDADANIA), que cria a política estadual de incentivo ao consumo do etanol, denominada “NA HORA DE ABASTECER, ESCOLHA O ETANOL”.

Os parlamentares presentes na reunião mostraram interesse em saber sobre as perspectivas de investimentos no setor, buscando incentivar a geração de empregos no Estado. O deputado Gil Pereira ressaltou que o álcool de cana-de-açúcar é uma fonte de energia limpa, que não emite gases de efeito estufa, e sugeriu que o etanol poderia ser utilizado como fonte de energia para a produção de hidrogênio verde, contribuindo para a descarbonização da economia mundial.

De acordo com informações apresentadas pela SIAMIG, Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, com 68,1 milhões de toneladas colhidas na safra 2022/23. Além disso, o estado conta com 36 usinas de álcool e açúcar, ocupando a quinta posição entre os estados produtores de etanol. A reunião foi importante para debater os desafios e oportunidades do setor sucroenergético em Minas Gerais e contou com a participação ativa dos deputados para o avanço das políticas relacionadas ao consumo de etanol e ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor.

Link da matéria, aqui.