Lançados a Frente Parlamentar do Etanol, marca e site da Bioenergia Brasil

Frente Parlamentar do Etanol tem o apoio da Bioenergia Brasil

Com o objetivo de priorizar os benefícios que o setor sucroenergético entrega ao país, foi criada oficialmente em Brasília nesta quarta-feira (23/08) a Frente Parlamentar do Etanol, que será presidida pelo deputado federal Zé Vitor (PL-MG) e reúne mais de 200 parlamentares. A Frente terá apoio da Bioenergia Brasil, que no mesmo evento fez o lançamento de seu novo site na internet, marca e nome, em substituição ao antigo Fórum Nacional Sucroenergético.

Segundo Zé Vitor, a nova Frente visa a valorização do etanol e sua contribuição para a descarbonização da frota nacional: “Senadores e deputados entenderam a importância de trabalharmos pelos benefícios que o setor tem gerado para o Brasil. Devemos apoiar todos os elos dessa cadeia vital, fomentando um ambiente propício para a inovação tecnológica e políticas públicas eficazes”, afirmou.

(Esq. p/ dir.) Mário Campos, presidente da Bioenergia Brasil, e Renato Cunha, vice-
presidente da entidade

Em sua participação, o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos, destacou o protagonismo que a nova Frente atribui ao etanol na pauta energética do Congresso Nacional: “O setor tem uma importância muito grande no desenvolvimento regional e na geração de emprego e renda no interior do Brasil. O Censo de 2022 mostra como a população está indo para o interior. O setor, como um dos representantes dessa vocação nacional para o agronegócio, tem uma importância muito grande no desenvolvimento das regiões”, completou.

Sobre a chegada da marca e do nome Bioenergia Brasil, Campos, que também preside a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), aponta para o momento estimulante na trajetória do país e dos biocombustíveis: “O novo nome transmite com mais precisão a realidade da entidade, presente em todos os estados produtores de bioenergia do país e há mais de 20 anos defendendo os interesses do setor no plano nacional. Ao mesmo tempo, abrimos as portas para as diversas vertentes energéticas que crescem no Brasil e no mundo no contexto das bioenergias, para que todas caminhem juntas”, concluiu.

Entre os desafios da nova Frente Parlamentar do Etanol estão a ampliação das vantagens do biocombustível como fonte de energia limpa e ambientalmente positiva e a valorização de um produto nacional, que reduz em até 90% as emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas em relação à gasolina.

Evento na sede da CNA reuniu executivos do setor sucroenergético e autoridades
políticas

O evento realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas cerca de 50 parlamentares, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério de Desenvolvimento, Rodrigo Rollemberg; o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Evandro Gussi; e representantes das embaixadas da Espanha e da China.

Além da Bioenergia Brasil, são apoiadoras da nova Frente a CNA, a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (FEPLANA), a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA), a União Nordestina dos Plantadores de Cana (UNIDA) e a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM).