Por Biosul
Com a adesão de mais de 200 parlamentares, foi lançada na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília (DF), a Frente Parlamentar do Etanol no Congresso Nacional. A composição reforça o trabalho de valorização do etanol, biocombustível produzido no Brasil a partir da cana e do milho, como uma das alternativas mais eficientes para a transição energética do país.
A cerimônia de lançamento aconteceu na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e reuniu toda a cúpula do setor de bioenergia, além dos parlamentares que aderiram à frente como estratégia para desenvolvimento de políticas públicas eficazes que atendam as necessidades do Brasil e estimule ainda mais o protagonismo do país na transição energética global.
Para o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman, se trata de mais um importante passo no reconhecimento do biocombustível. “Temos um dos combustíveis mais limpos do mundo, que promove o emprego em áreas interioranas do país, gera renda e qualificação profissional para as pessoas. É indiscutível pensar no avanço da transição energética sem valorizar a aptidão do País em produzir um biocombustível limpo, renovável, imediatamente acessível ao consumidor final e com impacto socioeconômico inquestionável”, destacou.
O diretor-executivo da entidade, Érico Paredes, também prestigiou a solenidade de lançamento da Frente. Para ele, as alternativas mais eficientes para transição energética que o mundo busca o Brasil já tem, e o etanol é protagonista neste cenário. “A Biosul, através da Bioenergia Brasil (nova marca que representa o Fórum Nacional Sucroenergético), soma esforços com as demais entidades do setor nesse trabalho de levar o potencial do etanol aos parlamentares do legislativo, a fim de nortear a criação de leis e políticas públicas cada vez alinhadas com as questões ambientais e econômicas do Brasil”, reforçou.
A Frente Parlamentar do Etanol será presidida pelo Deputado Federal Zé Vitor (PL – MG). Durante o lançamento ele falou sobre a importância de dessa conquista. “Somos mais de 200 parlamentares somando forças, não somente por um setor, mas por uma causa, pelos benefícios que ele traz”, destacou.
“Estamos completando 20 anos do carro flex e olha que bacana, tantas oportunidades principalmente no interior do Brasil, benefícios econômicos, sociais e esse compromisso ambiental com a descarbonização do mundo”, completo o deputado.
Entre as entidades do setor que manifestaram apoio à Frente, estão: Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (FEPLANA), a Bioenergia Brasil, a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA), a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), a União Nordestina dos Plantadores de Cana (UNIDA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Matéria original, aqui.